sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Análise do Learning Space da Open University (UK)

Produção

A Open University no Reino Unido propôs-se criar, em 2005, o espaço OpenLearn, com o objectivo de tornar alguns dos conteúdos, métodos e ferramentas dos seus cursos, de livre acesso, num ambiente web aberto, de modo a estimular e apoiar a formação de comunidades de aprendizagem colaborativa informais destinadas a adultos, a profissionais ( de educação por exemplo), permitindo paralelamente coligir dados para uma avaliação da utilização das suas ferramentas, num ambiente de conteúdos livres. Financiamento
Os custos da iniciativa Openlarn têm sido de 5,65 milhões de libras por ano ( nos últimos dois anos) suportados pela William and Flora Hewlett foundation. Aceitam-se outros donativos.

Custos

O utilizador não suporta qualquer custo. Os conteúdos são livres e abertos a todos. Como convidado pode-se consultar as unidades, contudo é necessário registo para se ter acesso a todas as actividades e ferramentas de suporte de aprendizagem.
-A todas as actividades: fóruns de discussão, My Learning Space, juntar-se/fundar um clube para debate e partilha com outros membros, participação no Labspace para modificar materiais.
-Às ferramentas que se encontram disponíveis - compedium, cohere, FM Live Comunication. Todas as ferramentas de suporte da aprendizagem referidas foram desenvolvidas por equipas da Open University; são de fácil acesso e contam com guias de iniciação e faqs.

Catalogação

Os materiais são agrupados por tópicos, contendo cada um deles várias unidades classificadas quer quanto ao nível ( introdutory, intermediate, advanced, masters) quer quanto ao número de horas que é necessário despender.
Arts and History 64
Business and Mannagement 34
Education 42
Ealth and Lifestyle 29
IT and Computing 26
Law 9
Mathematics and Statistics 37
Modern Languages 16
Science and Nature 84
Society 65
Study Skills 30
Technology 33
How to... 9
As unidades podem ser pesquisadas quer através do nome, quer através de uma palavra/assunto, apresentando os resultados de todos os textos em que se encontra, quer através das etiquetas atribuídas a cada unidade. Podem ainda ser agrupadas ou ordenadas segundo vários critérios disponibilizados em vários formatos alternativos, incluindo RSS e XML. Permitem também a impressão e o download, garantindo-se a acessibilidade e a usabilidade.

Tipo de recursos, acesso e distribuição

Cada unidade assume uma forma tutorial (percurso único e convergente) que indica, na introdução, os destinatários preferenciais e os resultados de aprendizagem espectáveis, seguindo-se o(s) texto(s)- aula - sobre o tema em questão com indicação de artigos/partes de livros a ler (PDF) ou filmes a visionar.
Pontuando os textos e/ou no final, são propostas actividades de variada ordem que podem ir desde a indicação de ideias à leitura dos textos ou visionamento dos filmes disponibilizados. Após a primeira abordagem da tarefa (escrita/leitura/visionamento), é proposta uma segunda, orientada por um conjunto de questões às quais são recomendadas respostas escritas. Em seguida o utilizador é convidado a comparar as respostas que elaborou com as disponibilizadas de um membro da equipa do curso ou de outros aprendentes.
No final da unidade propõe-se que o utilizador partilhe a sua experiência, sendo variado o leque de interacções possíveis: mensagem no fórum da unidade, entrada no learning journal ( que pode servir com um diário de aprendizagens ou como um portfolio do utilizador ) ou criação de um mapa utilizando as ferramentas compedium ou cohere para organização de conhecimentos, referências ou conceitos, que pode ou não ter uma construção partilhada. Existe ainda a possibilidade de o utilizador marcar uma videoconferência através do FM Live Comunication ou juntar-se/fundar um clube para debate e partilha com outros membros. As ferramentas facilitadoras de interactividade são variadas e poderão estimular o surgir de comunidades espontâneas e informais, organizadas em torno dos mesmos interesses.

Formatos e standarts

As unidades disponibilizam uma série de materiais que podem ser visionados directamente ou dos quais se pode fazer o download.
-Filmes apresentados com dois formatos : alta resolução (mp4), baixa resolução (flv)
-Ficheiros de som – mp3
-Artigos ou capítulos de livros - pdf

Qualidade

A escolha deste espaço para análise prende-se precisamente com a perspectiva, partilhada pelo MIT (EUA), de disponibilizar conteúdos e cursos em regime de livre acesso, com o cunho de qualidade das respectivas Instituições, suportadas (e suportando) por investigações pioneiras em ambientes de e-learning.

Licenciamento

Os conteúdos podem ser usados livremente para a educação e sem fins comerciais. É possível usá-los como são apresentados ou, se o utilizador assim o pretender, pode alterá-los , imprimi-los, traduzi-los, etc. A propriedade dos materiais é da Open University. Os cursos usam outros materiais como citações de livros, imagens, filmes, entrevistas com peritos etc… usados sob licença.
Todos os materiais têm dois tipos de licença:
1 - Os materiais das unidades de que a Open University detém o copyright estão sob a Creative commons license “Atributtion – Non – Comercial- Share- Alike” o que implica 3 requisitos no uso dos materiais: -Ser usado para fins não comerciais -Citar sempre a Open University e os nomes dos autores originais -Disponibilizar os trabalhos (originais ou modificados) sob o mesmo tipo de licença. Os trabalhos modificados devem ficar também no Openlearn Labspace.
2 – Os materiais integrando unidades cujo copyright não pertence à Open University, mas dos quais existe licença de uso, estão identificados e podem ser usados livremente como parte do todo em que se integram, porém não está garantido o direito de os modificar ou de os usar como itens isolados. Podemos ainda salientar que o conteúdo da Openlearn pode ser modificado mantendo a utilização do material. As ferramentas de software estão sob os termos das licenças GNU. Podem ser usados e modificados livremente para qualquer propósito. As modificações nas ferramentas têm de ser disponibilizadas obrigatoriamente nos mesmos termos.

Referências
§ Wenger, E. White, N., Smith, J. D. and Rowe, K. (2005). Technology for communities. CEFRIO Book Chapter
§ Costa, F. A– A Aprendizagem como critério de avaliação de conteúdos educativos on-line – Cadernos SACAUSEF II, 43-54
§ Santos, A. I. e Okada, A.- Discussing International Perspectives on Open Learning in Brazil: Educational Politics and Pedagogical Principles http://kn.open.ac.uk/public/document.cfm?docid=8801 consultado em 2 /12/2008
Trabalho realizado por: Cecília Ferreira, Irene Matos, Isabel Lopes, Manuel Maria, Mª João Gama e Paula Oliveira

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