sábado, 27 de dezembro de 2008

Análise de um curso em regime de e-learning


Optou-se por analisar um espaço disponível on-line(http://www.elearning.lu/lb/intro/index.php) para a aprendizagem do Luxemburguês em regime de e-Learning, especialmente dirigido aos cidadãos das cidades de QuattroPole (Luxemburgo, Metz, Saarbrücken e Trier), mas aberto a qualquer utilizador a nível mundial.
A facilidade de acesso, a inscrição gratuita, a flexibilidade da aprendizagem foram decisivos para a selecção deste curso que conta com 10520 utilizadores.
A usabilidade é facilitada por um processo de navegação muito simples, adaptado ao nível de competências dos utilizadores (IT literacy)

Este curso integra-se num projecto co-financiado pelas quatro cidades supracitadas, pelo Ministério da Educação Nacional e da Formação profissional e pela Universidade do Luxemburgo.
A concepção pedagógica, a mediatização e a programação dos conteúdos de todas as lições foram efectuadas pelo CICeL (Cellule d'Ingénierie et Conseil en e-Learning) da Universidade do Luxemburgo.

O curso, dirigido a adultos francófonos que desejam adquirir as bases da comunicação elementar em luxemburguês (nível europeu A2), é ministrado em regime de e-learning (formação à distância), embora não proporcione aspectos de ambiente de aprendizagem em rede porque não há partilha de conhecimentos através de comunidades de prática colaborativa.

A página de acolhimento contém ícones, no lado superior direito, que permitem esconder a navegação, aceder a ligações úteis (recursos suplementares on-line e indicação de publicações para aprofundar conhecimentos sobre o Luxemburguês), ir ao plano do site -onde se pode seleccionar directamente qualquer uma das actividades de cada lição, enviar mensagens (Messagerie), ler informações (explicação de todos os ícones utilizados no curso ) e sair do site.

Na parte central da página, há hiperligações para 4 partes : 1-aulas, 2-antes de começar, 3-configuração necessárias no PC para poder seguir todas as actividades dos diferentes módulos e 4-Conselhos para ter sucesso nesta aprendizagem on-line.

O conteúdo do curso é realizado em colaboração com o Serviço da Formação de Adultos e do Ministério da Educação Nacional a partir da segunda lição.

A nossa análise foca-se nas 7 lições do curso, que foi criado em Junho de 2008. A 8ª lição (revisão do curso) estará disponível em Dezembro de 2008.

Estrutura das aulas
-o tema de cada aula parte de uma situação do quotidiano - uma família que se instala no Luxemburgo (componente social da aprendizagem), abordada com uma animação vídeo;
- 4 ou 5 módulos com os respectivos objectivos, que abordam questões da gramática relacionadas com a cena visualizada;
Cada módulo contém o vocabulário essencial, agrupado por tema e categoria gramatical.
-a partir da lição 2, no final de cada módulo, é feito o ponto da situação do aprendente e são-lhe fornecidos conselhos para a prossecução do percurso de aprendizagem e um quadro com os resultados obtidos. Há também a possibilidade de consulta dos resultados obtidos no módulo anterior;
-no final de cada lição, há um teste global (avaliação in-itinere) com um feedback personalizado. O aprendente pode ainda, no final de cada uma, preencher um inquérito de satisfação anónimo. O feedback dos efeitos e das reacções subjectivas dos aprendentes envolvidos no sistema de aprendizagem serviram para optimizar o design instrucional. Algumas lições foram revistas e reformuladas a partir dos inquéritos preenchidos, tentando satisfazer as necessidades e metas do ponto de vista do estudante. Se tivermos em conta que a estratégia está ligada à motivação, ao estímulo recebido, este aspecto é fundamental num ensino à distância.

Organização de cada módulo:
- 9 actividades, tendo em conta os 4 skills de aprendizagem de uma língua. Pretende-se praticar um conteúdo gramatical abordado no módulo e que tenha ligação com o vídeo.
-actividades 1 a 3: prática da oralidade e escuta do novo conteúdo
-actividade 4: explicação gramatical
-actividades 5, 6, 7, 8: prática da escrita e da oralidade
-actividade 9: transferência do conhecimento para novas situações de comunicação.
A ordem das actividades, embora similares (simulações, role-play, drag-and-drop, completamento de frases... ), varia de módulo para módulo, o que proporciona um percurso flexível.
A partir da lição 4, os diálogos do filme podem ser visualizados e impressos. A componente teórica é explicada, se necessário com tradução, e o vocabulário, que pode ser impresso ou gravado num ficheiro, está organizado por categoria gramatical.
Embora o aprendente possa seleccionar o módulo que pretende dentro de cada lição (não é necessária a realização sequencial dos módulos anteriores para avançar), deverá resolver todas as alíneas de cada exercício.
A interacção entre alunos e a equipa é reduzida. É possível estabelecer contacto com o CiCeL a partir do ícone “Messagerie” onde o aprendente pode enviar mensagens com comentários e questões.
A concepção metodológica tem por base uma abordagem funcional, centrada no aprendente e os conteúdos partem de situações de comunicação autênticas, com primazia dada à oralidade, à aprendizagem lúdica, ao feedback automático e permanente. Cada aprendente pode seguir um percurso individualizado e marcar a sua progressão.
A pedagogia tem subjacente o modelo construtivista da aprendizagem (ritmo pessoal, papel activo dos aprendentes, situações autênticas e interactivas, utilização quase natural da língua, apresentação de material linguístico em contexto, utilização de textos, som e animação vídeo). O modelo comunicativo (produção de conteúdos linguísticos próprios) e modelo behaviorista (breves explicações gramaticais, traduções e treino do vocabulário) também parecem ter servido de base à organização do curso.

Paula de Oliveira

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