quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Sob uma óptica tradicional...
Algumas reflexões sobre o PTE

Os computadores parecem invadir tudo e todos. Será que já não é possível vivermos sem eles?
O PTE prevê, com o kit tecnológico, o acesso à Internet em todas as salas e a instalação de um quadro interactivo em cada 3 salas. Esta proposta pode ter efeitos perversos na medida em que, se não houver rotatividade das turmas pelas salas nas diversas disciplinas, alguns docentes estarão em vantagem na utilização de determinadas tecnologias em detrimento de outros.
Quanto ao Escola Simplex, espera-se que não se torne num escola (sem)simplex, pois os maus exemplos abundam. Na era da tecnologia, caiu-se na tentação de guardar os documentos em formato digital e tradicional, gastando-se tempo e papel em vez de racionalizar os meios!
É de destacar que, durante a leitura do PTE, fiquei com a sensação de que os professores de “antigamente” não foram capazes de nos guiarem para o saber!
Será que, sem o PTE, os alunos não aprendem e não se responsabilizam pelas suas aprendizagens? Então como foi possível aos indivíduos da nossa geração aprenderem e frequentarem com sucesso cursos superiores? Como foi possível a formação de tantos investigadores e escritores sumamente reconhecidos no estrangeiro? Como se incutiu na nossa geração a noção de democracia ? O fomento desta e a redução das disparidades e das injustiças não passa só pelo apetrechamento das escolas com TIC! Para quê gastar tanto dinheiro dos nossos impostos? Não haverá outras prioridades?
A instalação de meios de vídeo-vigilância não tornará a escola um paraíso da segurança. É sempre possível aos experts contornarem a função do equipamento de vigilância! Quantas escolas não foram já alvo de furto de equipamento informático?
Porquê o portfólio digital do aluno? Para o menino não andar carregado de dossiers? Eu ainda sou adepto do papel e umas apreciações feitas com a minha esferográfica de cor vermelha nunca provocaram graves problemas psicológicos!
E a formação de professores? Tendo em conta a situação actual, parece que a formação tornou-se algo de lucrativo ! Será que para utilizar os Magalhães, quadros interactivos e computadores que eu nem sequer pedi vou ter que pagar?
Bom, mas nem tudo o que é moderno é nocivo...senão, vejamos...
O PTE também aponta para o aumento da segurança no meio escolar. É certo que o cartão-escola pode proteger os discentes dos furtos e permitir um controlo da assiduidade, o que é óptimo para os meninos que tentavam iludir os pais imitando, nas justificações de faltas, a assinatura do encarregado de educação!
No ensino das línguas, o docente pode optar pelo intercâmbio virtual com escolas de outros países, permitindo desse modo o alargamento dos horizontes culturais dos seus alunos.
A generalização da Internet e a possibilidade de qualquer aluno poder manusear um computador contribuirá para a eliminação da exclusão digital. Já imaginamos o que é um aluno socialmente desfavorecido que nunca ouviu falar de chats, de fóruns, do mensenger, de downloads ?
Com as TIC um professor pode diversificar as suas práticas pedagógicas e cativar os seus discentes !
Afinal, o PTE até tem aspectos bem positivos! Se pensar bem, ainda poderei encontrar mais alguns do que os supra-enumerados!

Um educador tradicional...em vias de se tornar um educador mais vanguardista !

Sem comentários:

Enviar um comentário